Pessoas e Ambiente de Tráfego

Pessoas e Ambiente de Tráfego

Artigo de José Miguel Trigoso para o Relatório de Segurança Rodoviária DEKRA 2024

A tarefa da condução consiste em quatro passos:
a) Observação do ambiente rodoviário (constituído pelas características da infraestrutura, pela organização do tráfego e pelo comportamento dos outros utentes)
b) Análise da observação realizada e previsão do que vai acontecer
c) Decisão do que devemos fazer de acordo com a análise efetuada
d) Execução da decisão tomada
Um acidente rodoviário é a consequência da incapacidade de, num dado momento e local, as capacidades do utente não conseguirem responder às exigências do ambiente rodoviário.
Isto é bem demonstrativo da relação absolutamente fundamental existente da relação entre as atitudes e os comportamentos das pessoas e do ambiente do trânsito existente em determinado local e momento.
Nesse sentido, para reduzir o número e a gravidade dos acidentes, devemos atuar simultaneamente na redução das dificuldades proporcionadas pelo ambiente rodoviário e pelo aumento das capacidades do utente para lhes dar a resposta adequada.
Para a redução das dificuldades proporcionadas pelo ambiente rodoviário, é fundamental proporcionar uma infraestrutura adequada ao tipo de utentes que pretende servir, que induza comportamentos corretos (nomeadamente a prática de velocidades adequadas) e que perdoe erros, e garantir uma organização do trânsito adequada à proteção de todos os tipos de utentes com a prioridade para os utentes mais vulneráveis, com a maior prioridade para os peões.
No que respeita aos utentes, devemos promover uma atitude dos utentes como cidadãos responsáveis, desde a pré-primária, uma formação e avaliação de condutores seguindo as práticas que melhores resultados têm proporcionado a nível internacional, e garantir que os condutores (de todos os tipos de veículos) estão nas melhores condições para cumprir com qualidade os quatro passos da tarefa da condução. Para isso, é necessário a prática das velocidades adequadas a cada situação, a ausência da influência do álcool e de drogas (incluindo alguns medicamentos), a distração, atualmente a proporcionada principalmente pelos smartphones, e a fadiga, nomeadamente a que é consequência da falta de descanso, com a consequência de excesso de sono.
Isto é bem demonstrativo da relação absolutamente fundamental existente da relação entre as atitudes e os comportamentos das pessoas e do ambiente de tráfego existente em determinado local e momento.
José Miguel Trigoso - Presidente do Conselho de Direção da Prevenção Rodoviária Portuguesa
Em memória do Eng. José Miguel Trigoso, uma referência em matéria de segurança rodoviária em Portugal.
Consulte o Relatório de Segurança Rodoviária DEKRA 2024 aqui​.